O Curso de Pós-graduação em GEOCIÊNCIAS APLICADAS e GEODINÂMICA oferece titulação nos níveis de Mestrado e Doutorado. O Curso está estruturado com 3 (três) áreas de concentração:

1- Geofísica

A área de concentração Geofísica abrange pesquisas em diferentes ambientes e escalas para estudo do interior da Terra e de áreas submersas com métodos geofísicos, dos quais destacam-se os seguintes: Sismologia, Sismica, Gravimetria, Magnetometria, Eletromagnetometria e Gamaespectrometria. A formação de pesquisadores nessa área aborda a aplicação destes métodos para estudos desde o núcleo até a parte rasa da subsuperfície da Terra, investigando a estrutura interna do nosso planeta, seus recursos naturais e minerais, o impacto de atividades antrópicas sobre o meio ambiente, incluindo explosões nucleares. Suas linhas de pesquisa são: Geofísica Rasa e Geofísica Regional.

2- Geoprocessamento e Análise Ambiental

A gestão ambiental efetiva demanda conhecimento qualificado para atuar na aquisição, análise e representação de fenômenos do mundo real. Tal premissa conta com a disponibilidade de dados e informações espaciais advindas de sensores de observação da terra e de equipamentos de navegação que carecem domínio prático e teórico em geociências e em ferramentas de manipulação desses dados. Assim, profissionais que atuam nessa área precisam ter capacidade de interpretar, manipular e gerar dados espaciais para a extração de informações úteis nas mais diversas áreas do conhecimento com acurácia e precisão necessárias. Além disso esses devem ser capazes de analisar de forma crítica os produtos gerados, observando as vantagens e limitações no uso.

Assim a área de concentração em geoprocessamento e análise ambiental tem como objetivo propor novas ferramentas e metodologias de análise do meio ambiente garantindo o aporte aos tomadores de decisão com base no geoprocessamento. Temos procurado investigar temas relevantes e formar recursos humanos vocacionados para o ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Dentre os profissionais que atuam na área, destacam-se Engenheiros Cartógrafos, Agrimensores, Civis, Agrônomos, Florestais, Ambientais, além de Geólogos, Matemáticos, Físicos, Geofísicos, etc. As linhas de pesquisa são: Avaliação de Dados e Técnicas de Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Cartografia e Geodésia; Detecção de mudanças e evolução do Meio Ambiente.

3- Recursos Hídricos e Meio Ambiente

A área de concentração em “Recursos Hídricos e Meio Ambiente” desenvolve pesquisa voltada para problemas ambientais amplos, com uma abordagem multidisciplinar, onde são integradas ferramentas clássicas e inovadoras nas áreas de geociências, hidrogeologia, hidrologia, biogeoquímica, geofísica e de geotecnologias (SR e SIG). A área visa estudar quali-quantitativamente os fenômenos que regem a distribuição e a migração dos elementos químicos, bem como a troca de energia entre os principais reservatórios da crosta terrestre superficiais (aquíferos, águas superficiais, solos, sedimentos etc.). A área visa estudar quali-quantitativamente os fenômenos que regem a quantificação de recursos hídricos subterrâneos e superficiais e sua qualidade por meio de pesquisas sobre a distribuição e a migração dos elementos químicos, bem como a troca de energia entre os principais reservatórios da crosta terrestre superficiais (aquíferos, águas superficiais, solos, sedimentos etc.).