Relatório de Planejamento do Programa de Pós-graduação em Geociências Aplicadas e Geodinâmica

(Powerpoint da última Reunião em 12/05/2025)

 

 

Planejamento estratégico do Programa, considerando também articulações com o planejamento estratégico da instituição, com vistas à gestão do seu desenvolvimento futuro, adequação e melhorias da infraestrutura e melhor formação de seus alunos, vinculada à produção intelectual – bibliográfica, técnica ou artística.

 

A avaliação da CAPES no último quadriênio (2017-2020) foi o alicerce para o estabelecimento do planejamento estratégico realizado no decorrer do quadriênio 2021-2024. O revisor destacou que o Programa de Pós-Graduação em Geociências Aplicadas e Geodinâmica (PPGGAG) possui uma proposta bem estruturada, com um corpo docente qualificado e infraestrutura adequada para a formação de pesquisadores. O relatório elogiou a abordagem multidisciplinar e a utilização de ferramentas avançadas, como modelagem geossistêmica e geoespacial, além do monitoramento sistemático de dados hidrometeorológicos e sismológicos.

 

A avaliação apontou alguns aspectos que poderiam ser melhorados, levando a uma ação tempestiva do PPGGAG no sentido de elaborar uma resposta estruturada. Dentre as lacunas identificadas, apontou a necessidade de maior integração da área de Geofísica com as demais áreas do programa e de maior clareza na organização das linhas de pesquisa. Neste aspecto, ficou evidente que a integração entre as áreas de concentração não estava bem detalhada, pois de fato há uma sinergia relevante entre as áreas, com participação de docentes e discentes em pesquisas de outros colegas. A avaliação também ressaltou a importância de fortalecer a dedicação exclusiva dos docentes ao programa, uma vez que um número significativo de professores estava vinculado a outros programas, gerando impacto na atribuição da produção científica. O PPGGAG também solucionou esse problema reduzindo significativamente a proporção de docentes com dedicação não exclusiva.

 

No que tange a produção intelectual, foram feitas recomendações para melhorar os indicadores, principalmente incentivando publicações de teses e dissertações em periódicos de maior impacto. A avaliação apontou que, apesar dos avanços na participação discente em publicações, ainda havia margem para melhorias nesse aspecto. No presente relatório ficará evidente a melhoria no quesito produção intelectual vinculado a discentes.

 

Também foi sugerido um maior esclarecimento dos procedimentos de avaliação de aprendizagem dos discentes e da formação continuada dos docentes, pontos já identificados em avaliações anteriores e que ainda não tinham sido resolvidos. O PPGGAG passou a incentivar a fruição de licenças capacitação por parte dos docentes, divulgando os editais de seleção dos diferentes órgãos de fomento (CAPES, CNPq e FAPDF), assim durante o quadriênio diversos docentes realizaram licença capacitação e pós-doutorado, no país ou no exterior. A respeito da avaliação discente, vale ressaltar que no respeito da autonomia de cada docente, Todas as disciplinas ofertadas pelo PPGGAG têm os critérios de avaliação estabelecidos e divulgados no início de cada semestre junto com a ementa/programa. Além das avaliações de aprendizagem convencionais (provas objetivas ou discursivas), presenciais, que predominam, comumente são utilizados seminários, relatórios de campo, projetos, testes de aulas e outras modalidades de avaliação do aprendizado dos estudantes. A UnB adota sistema de menções nas disciplinas para avaliar o rendimento acadêmico do discente e a equivalência numérica está definida no Regimento Geral da UnB. No final de cada semestre, os discentes realizam avaliações da qualidade da disciplina e do docente por meio da plataforma SIGAA, cujos resultados são enviados aos docentes para orientar melhoras da metodologia de ensino.

 

A infraestrutura do programa foi ampliada nos últimos anos, e a expectativa é que isso reflita na potencialização da produção acadêmica e na formação dos discentes. Os laboratórios de pesquisa do Instituto de Geociências estão sempre passando por atualizações. Atualmente o PPGGAG é capaz de receber 3 turmas em ambiente computacional simultaneamente com alta qualidade e potencial de processamento. Além de diversas salas de aula com projetor multimídia, televisores. Também houve a criação de um ambiente para defesas (Sala de Videoconferência), com todos os equipamentos para manutenção de rede Web de alta qualidade, vídeo e áudio, o que aprimorou o ambiente das defesas e reuniões do PPGGAG.

Para uma melhor explanação e detalhamento o texto a seguir apresentará as ações de planejamento considerando critérios de curto, médio e longo prazo com o objetivo de aparar os problemas observados pelo revisor. Em análise preliminar, o colegiado do PPGGAG em curto prazo resolveu editar seu regulamento (http://ppggag.unb.br/images/Artigos/Principal/Resolucoes/REGULAMENTO_PPGGAG_-_aprovado_em_29042022.pdf) com a inserção de pontos importantes e adequação a resolução UnB CEPE nº 080/2021.

  • Estrutura do colegiado: Em 2017: O colegiado do programa incluía três representantes docentes por área de concentração, Em 2022: O número foi reduzido para dois representantes docentes por área, e foi incluído um coordenador substituto.
  • Passou a exigir submissão de um artigo completo para periódicos com corpo editorial antes da homologação da dissertação de mestrado. Para doutorado, passou a exigir a publicação e submissão de artigos para o doutorado;
  • Para o credenciamento como orientadora/orientador em PPG, além da exigência do título de doutora/doutor, é necessário ter produção acadêmico- científica relevante e regular, comprovada de acordo com critérios estabelecidos pelo PPG e aprovados pela CPP.
  • Em 2017 Exigia-se um membro externo à UnB na composição de bancas de avaliação, em 2022 foi aberta a possibilidade de todos os membros serem externos e devendo atender os critérios de excelência na área do conhecimento.
  • Foi retirada a fragmentação de disciplinas por área de concentração, haja vista que as disciplinas estão agora atendendo todas as áreas.

 

Em princípio, em médio prazo, o programa passou por uma reestruturação em núcleos principais nos quais serão citados a seguir:

  • Núcleo Docente:
    • Primeiramente os docentes foram informados sobre a necessidade de restruturação e em 2022 foi consolidada uma nova resolução para normas de credenciamento e descredenciamento de docentes no PPGGAG (http://ppggag.unb.br/images/Artigos/Principal/Resolucoes/Resolucao_PPGGAG_032022_-_231060202522021-13.pdf). Nesse regulamento foram estabelecidos como principais ações a participação ativa dos docentes no programa, principalmente em publicações com discentes (artigo 7º, item iv), ministrando disciplinas (artigo 7º, item v), submetendo projetos de pesquisa (artigo 7º, item ii), emitindo pareceres (artigo 7º, item vi), e tendo orientações ativas (artigo 7º, item vii). Um fator importante foi o aumento da pontuação em publicações previstas pelos discentes com o estabelecimento de uma nova tabela em seu Artigo 5º, com o fator de impacto sendo avaliado pelo SJR.
    • A partir desse regulamento dos 22 professores efetivos cadastrados em 2022, passou-se para 20 professores efetivos em 2023 e 17 professores efetivos em 2024, dos quais 70% apresentam dedicação exclusiva ao programa. Ainda, dos 17 professores cadastrados em 2024, 20% possuem bolsa PQ CNPq e o PPGGAG incentiva a submissão de novas propostas.
    • Apesar da redução do número total de docentes permanentes, proporção de publicações aumentou acompanhada por um incremento da participação discente, como refletido pelos respectivos indicadores. Neste sentido, o PPGGAG aproveitou das oportunidades oferecidas pelos editais lançados pelo Decanato de Pós-Graduação e pela FAPDF voltados ao pagamento da taxa de publicação.
    • O núcleo docente tem focado a participação em editais públicos de infraestrutura (ex: PROINFRA e Pró-Equipamentos), bem como projetos de pesquisa e P&D, para manter e atualizar a infraestrutura de laboratórios, como demonstrado pela criação e estruturação do LEMAG (Laboratório de Estudos Magnéticos em Geociências), sob a coordenação do prof. Elder Yokoyama, que veio integrar a já extensa infraestrutura de pesquisa do IG.
    • Com o intuito de aprimorar as ações realizadas pelo programa, uma série de comissões foram criadas com a participação da componente discentes (http://ppggag.unb.br/images/Artigos/Principal/AtosPPGGAG/2024/Ato_PPGGAG_0012024.pdf): Análise de Composição de Bancas de Defesa e Homologação de Defesas, Análise de Aproveitamento de Estudos e Equivalência de Disciplinas, Avaliação de Bolsistas e de Prêmios. As comissões são compostas por três docentes e um discente, no qual realizam reuniões frequentes a fim de discutir processos para agendamento e homologação de defesas, aproveitamentos de estudos e definição de critérios para a seleção de bolsistas, respectivamente.
    • Em 2021 o colegiado do PPGGAG em parceria com a coordenação realizou um trabalho árduo de inserção das ementas das disciplinas na plataforma, bem como finalização disciplinas que não eram oferecidas. Atualmente as disciplinas vigentes são ministradas anualmente por professores do quadro. Algumas disciplinas foram atualizadas ou criadas para responder à demanda de formação de base, destacam-se as disciplinas de análise de sinais, programação para geociências, aprendizagem de máquina em geociências, monitoramento por drones e satélites da qualidade de água de rios e reservatórios e sistema de banco de dados espaciais. As disciplinas citadas, além das tradicionais (Fundamentos de Sistemas de Informações Geográficas, Sensoriamento Remoto Quantitativo, Processamento de imagens e de informações espaciais), recebem alunos do PPGGAG e alunos de outros programas de pós-graduação com turmas de 15 discentes em média.
    • Os projetos vinculados aos docentes e discentes passaram por ajustes para reforçar a real atuação dos professores do programa. Esse ajuste fez com que os projetos fossem capazes de representar o real nível de integração dos professores em todas as áreas de concentração, demostrando como elas são interligadas. Do total de 150 projetos do quadriênio de 2017 a 2020, este foi ajustado para 33 Projetos Ativos em 2024.
    • As parcerias internacionais dos docentes são bem demonstradas pelo número de publicações realizadas em colaboração com pesquisadores estrangeiros, entre as quais se destacam as parcerias com o IRD e o IFREMER instituições francesas públicas de pesquisa, o NASA Jet Propulsion Laboratory (JPL) e a University of Illinois at Urbana-Champaign dos EUA, a Universitá “Federico II” de Nápoles - Itália.
    • Os professores colaboradores, Fabrice Papa, Marco Antônio Caçador auxiliaram na co-orientação e discentes, publicações, bem como reuniões de mentoria para definição de projetos. Em 2024 o PPGGAG enviou proposta em conjunto com o pesquisador Fabrice Papa ao CNPq para financiamento do evento South America Water from Space IV. Infelizmente a proposta foi recusada, contudo o PPGGAG participou ativamente nas palestras e apresentação de posters. Em 2021, a profa. Luciana Figueiredo Prado colaborou tanto na execução de projetos quanto ministrando palestras e disciplinas na área de climatologia e estatística.
    • Atividades de Extensão: A UnB também incentiva a participação dos PGs em atividades de extensão. Recentemente (2024) houve a aprovação da atividade intitulada “Observatório dos Reservatórios do Distrito Federal”, da qual participam docentes e discentes do PPGGAG e que prevê a estruturação de um Banco de dados, modelagem e divulgação dos resultados em uma página Web. Além disso anualmente, o PPGGAG participa das semanas universitárias sediadas pela UnB, no qual normalmente os discentes e docentes realizam cursos de extensão, palestras e mostras de equipamentos. O intuito principal é divulgas as ações e melhorar o processo seletivo do PPG.

 

  • Núcleo Discente
    • O sistema de seleção dos discentes passou por reformulação com análise mais focada nos pré-projetos e na formação do candidato. Também há um incentivo na produção intelectual prévia com atribuição de pontuação para publicações em eventos, participação em iniciação científica, projetos de pesquisa. As pontuações são distintas para mestrado e doutorado, havendo maior nível de exigência para o último. Todo o sistema de seleção, principalmente a elaboração do edital passa pela aprovação do Colegiado e por um crivo do DPG (Diretoria da Pós-graduação da UnB).
    • Em 2023 o colegiado optou por ampliar a oferta de vagas semestral de mestrado e doutorado. As vagas passaram de 02 (duas) vagas para Doutorado, 03 (três) vagas para Mestrado por área de concentração para 03 (três) vagas para Doutorado, 04 (quatro) vagas para Mestrado, totalizando 9 vagas para doutorado e 12 vagas de mestrado por semestre. O aumento do número de vagas mostra a capacidade do corpo docente em receber discentes, bem como infraestrutura solida para recepcionar novo estudantes.
    • O Núcleo Discente atualmente conta com 30 discentes de doutorado e 45 de mestrado: Geólogos, Geofísicos, Físicos, Biólogos, Matemáticos, Oceanólogos, Geógrafos, Engenheiros cartógrafos, Engenheiros ambientais, entre outros. A formação do núcleo discente é eclética, mostrando o caráter multidisciplinar do PPG.
    • O sistema de bolsas de mestrado e doutorado também passou por uma readequação. Em 2024, houve a criação da resolução que estabelece normas e critérios para a concessão e manutenção de bolsas de mestrado e doutorado (http://ppggag.unb.br/images/Artigos/Principal/Resolucoes/2024-02-09_Resolucao__Bolsa_PPPGAG_12024.pdf ) em consonância com a portaria CAPES nº 133/2023, sobre acúmulo de bolsas. Também houve a atualização e inclusão de critérios relacionados a ações afirmativas da resolução CEPE nº 0044/2020. Atualmente o programa conta com 14 bolsas de mestrado e 14 bolsas de doutorado. Houve um aumento significativo no quantitativo de bolsas comparados ao quadriênio anterior em virtude do PPGGAG realizar solicitações periódicas o DPG e participação ativa em editais de fomento para angariar bolsas adicionais visando incentivar a permanência dos discentes no programa e permitir que se dediquem integralmente à realização da pesquisa
    • Os discentes participam ativamente de todas as comissões do PPGGAG, bem como das reuniões do colegiado. Também realizam reuniões de grupo no intuito de trazer demandas ao colegiado do PPGGAG. Anualmente os discentes elaboram demandas para o uso do recurso PROAP, o qual em sua maioria é subdividida entre todas as solicitações justificadas pelos estudantes principalmente para realização de trabalhos de campo, manutenção de equipamentos, participação de eventos.
    • Semestralmente, o PPGGAG realiza reuniões de boas-vindas em que o regulamento é explanado e são apresentados os resultados da produção intelectual de docentes e egressos e os setores do mercado de trabalho que oferecem oportunidades para os egressos. Além disso, o planejamento das atividades didáticas é ação contínua, sendo discutido durante as reuniões de colegiado do PPGGAG, do colegiado dos cursos de PG do IG e reuniões extras com discentes.
    • Também foi instituído um canal de comunicação via WhatsApp para divulgação das ações realizadas pelo PPGGAG e para contato direto com a coordenação
    • Ainda há uma página do Instagram (https://www.instagram.com/ppggag.unb?igsh=NDV5N3puejZzNDlh), que está sendo atualizado pelos discentes após aprovação da coordenação.
    • O PPGGAG também incentiva a entrada de pós-doutorandos, mantendo uma média de 3 por ano. Muitos são pesquisadores estrangeiros que realizam estudos compartilhados com os grupos de pesquisa do programa.

 

  • Núcleo físico
    • A estrutura do PPGGAG é constantemente aprimorada. Os laboratórios didáticos (LMI (16 máquinas; LABGEO (35 máquinas); Labcom (16 máquinas) passaram por atualizações do hardware para permitir instalação de aplicativos de processamento de dados de última geração.
    • Os laboratórios de pesquisa também são equipados com computadores com alto desempenho principalmente para processamento de dados de VANT e de RADAR. Ainda existem os laboratórios de permanência dos discentes, sendo um total de 3 salas compartilhadas.
    • Também há duas salas para aulas teóricas com ar-condicionado e projetores multimídia que recentemente estão sendo substituídos com Telas de alta definição.
    • O Instituto de Geociências realiza manutenção das licenças de software proprietários como ArcGis da Esri, Envi, Geosoft, Photoscan, PIX4D no intuito de garantir alto poder de processamento e análise com as metodologias mais recentes.

 

O PPGGAG, em conjunto com o colegiado do programa e com os discentes, realiza anualmente as reuniões de planejamento onde são apresentadas as atividades no ano anterior, juntamente com as ações de curto, médio e longo prazo. Em resumo a seguir são apresentadas as ações previstas para o próximo quadriênio:

  • Aumento da quantidade e qualidade das publicações discente: apesar dos resultados já obtidos, há uma discussão constante com os discentes quanto o melhoramento da qualidade das publicações. Assim, regulamentos de bolsas e regras para titulação preveem a necessidade de submissão de artigos em revistas de estratos superiores.
  • Aumento da rede internacional de parceiros: Essa é uma preocupação constante do PPGGAG, portanto há iniciativas em diversos editais de seleção de projetos em parceria com instituições internacionais. Também há uma ampliação e incentivo para a realização de cursos de capacitação e pós-doutorado para professores do quadro permanente.
  • O PPGGAG pretende melhorar a eficácia da divulgação em grupos do Instagram, e-mail e WhatsApp dos editais para financiamento de projetos (FAP, CNPq, ONGs e Empresas Privadas), dando subsídio para apresentação de propostas competitivas;
  • Aumento da participação da graduação no PPGGAG: No regulamente de credenciamento o PPGGAG solicita que os docentes tenham vínculos com estudantes de iniciação cientifica. A maioria dos professores efetivos mantém orientações de estudantes de graduação, bem como orientam em Trabalhos de Conclusão de Curso. Porém há uma preocupação crescente de melhorias dessas taxas.
  • Melhoria da Divulgação: O PPGGAG trabalha ativamente no melhoramento do Site de divulgação (http://ppggag.unb.br/) Instagram, Grupo do Teams e grupos de WhatsApp. As notícias sobre editais, eventos, cursos e demandas são quase diárias. Também recentemente o programa elaborou um manual de identidade visual para aprimoramento dos documentos publicados. Tal documento resultou na mudança da logo e formas de publicações. Contudo muito ainda precisa ser desenvolvido, o Instagram por exemplo, conta com atualmente 900 seguidores, porém espera-se que com as novas publicações esse número dobre no próximo quadriênio.
  • Fomentar a participação de discentes e docentes em Atividades de Extensão voltadas para a Sociedade. Espera-se aumentar a quantidade de projetos e ações que integrem todas as áreas de concentração.
  • Desenvolver estratégias para elevar fluxo de formados, em que a ampla maioria concluirá as dissertações e teses no prazo estabelecido.
  • Garantir a presença de estudantes egressos de distintas áreas do conhecimento, o que amplia a possibilidade de interação de professores com profissionais de diferentes formações, visando diminuir a endogenia.
  • Garantir ingresso de docentes que trabalham em instituições de ensino superior e no ensino fundamental, visando ampliar o impacto social e a possibilidade de interação de professores com profissionais de diferentes formações.
  • Intensificar o processo de internacionalização, incentivando pesquisas com pessoas externas e dando oportunidade ao aluno de conhecer as várias tecnologias, participando e eventos no exterior e trazendo pesquisadores externos para a UnB.

 

A seguir será apresentado o cronograma de planejamento do PPGGAG, suas metas visando a melhoria da produção intelectual e formação dos alunos.

  • Plano de Execução 2025-2028 – PPGGAG

Para o quadriênio 2025-2028, o PPGGAG organizará suas ações estratégicas em torno de eixos prioritários, com atividades de curto, médio e longo prazo, sendo avaliadas e revisadas anualmente durante as reuniões de planejamento com o colegiado ampliado e os discentes.

1. Qualidade e quantidade das publicações discentes

Desde 2025, o PPGGAG promoverá workshops anuais de escrita científica, além de sessões de mentoria e revisão de artigos junto aos orientadores e discentes. Em 2025, será realizada uma atualização nas normas de titulação e nos regulamentos de bolsas, reforçando a exigência de submissão em revistas de maior qualificação (A1 e A2). Esse acompanhamento continuará em 2026, 2027 e 2028, com monitoramento regular da evolução da qualidade das publicações.

2. Ampliação da rede internacional de parceiros

A partir de 2025, o PPGGAG intensificará a submissão a editais de cooperação internacional e incentivará a participação de docentes em programas de pós-doutorado no exterior. Em 2026 e 2027, o foco será ampliar o número de eventos internacionais organizados pelo Programa, buscando envolver diretamente pesquisadores estrangeiros e discentes do PPGGAG. Em 2028, espera-se consolidar pelo menos cinco novas parcerias institucionais internacionais.

3. Captação de recursos e financiamento de projetos

Entre 2025 e 2028, a divulgação semanal de editais de fomento continuará como ação permanente. Em 2025, será elaborado um guia prático para facilitar a submissão de projetos de financiamento por parte de discentes e docentes. Em 2026 e 2027, esse processo será fortalecido com a promoção de oficinas de capacitação sobre elaboração de propostas. Em 2028, será realizada uma análise consolidada, verificando o impacto das ações no aumento do número de projetos financiados.

4. Maior integração com a graduação

Já em 2025, o regulamento de credenciamento docente continuará exigindo a orientação de estudantes de iniciação científica, e o Programa lançará seu primeiro edital interno específico para bolsas de IC vinculadas a projetos do PPGGAG. Em 2026 e 2027, eventos e seminários temáticos envolvendo graduação e pós-graduação serão promovidos. Em 2028, o Programa realizará uma avaliação da efetividade dessas ações, com base no aumento da participação da graduação.

5. Melhoria da divulgação institucional

Em 2025, o PPGGAG continuará aprimorando seu site e redes sociais, consolidando a nova identidade visual e criando uma editoria científica no Instagram. O objetivo é aumentar a divulgação de publicações, projetos e eventos. Em 2026 e 2027, serão criadas campanhas temáticas periódicas e ações específicas para aumentar a interação com o público externo. A meta é dobrar o número de seguidores no Instagram, chegando a 1.800 até 2028. Além disso, haverá monitoramento trimestral de métricas para avaliação contínua.

6. Incentivo à extensão universitária

Desde 2025, será lançado um edital interno para fomento a projetos de extensão vinculados aos temas do PPGGAG, estimulando maior participação discente e integração com a sociedade. Em 2026 e 2027, o Programa promoverá uma Mostra Anual de Extensão, valorizando os projetos desenvolvidos. Em 2028, será realizada uma avaliação consolidada, com foco na ampliação e na diversificação das áreas temáticas abordadas pelos projetos.

7. Monitoramento do fluxo e conclusão no prazo

O acompanhamento individualizado de dissertações será intensificado a partir de 2025, com encontros semestrais entre discentes, orientadores e coordenação. Em 2026 e 2027, o PPGGAG promoverá workshops sobre planejamento de pesquisa e gestão de tempo, auxiliando na conclusão dentro do prazo regulamentar. Em 2028, será realizada uma análise global do fluxo acadêmico, com meta de alcançar pelo menos 90% de defesas no prazo.

8. Diversificação do perfil discente

A partir de 2025, a divulgação do processo seletivo será ampliada, priorizando a participação em eventos de áreas diversas, como Direito, Engenharia, Biologia e Geociências. Em 2026 e 2027, o Programa buscará parcerias estratégicas com cursos de graduação e pós-graduação de outras áreas, para atrair novos perfis de candidatos. Em 2028, o objetivo é consolidar um ingresso com pelo menos 30% de estudantes oriundos de áreas externas as Geociências.

9. Inserção de discentes que são docentes em outras IES

A partir de 2025, o PPGGAG adotará uma estratégia de divulgação segmentada, voltada para professores de outras instituições de ensino superior, destacando as vantagens e possibilidades de pesquisa e formação continuada no Programa. Em 2026 e 2027, rodadas de conversa com grupos de docentes externos serão realizadas anualmente. Em 2028, espera-se consolidar pelo menos 20% de ingressantes com vínculo docente em outras IES.

10. Internacionalização e mobilidade discente

Desde 2025, o Programa estimulará fortemente a realização de estágios sanduíche e coorientações internacionais, além de buscar recursos para fomentar a participação de discentes em eventos científicos no exterior. Em 2026 e 2027, o PPGGAG promoverá rodadas anuais de seminários internacionais e visitas técnicas com convidados estrangeiros. Em 2028, o Programa espera consolidar pelo menos 10 discentes com experiência internacional direta e pelo menos cinco dissertações com coorientação internacional.

 

  • Indicadores de Sucesso para o Quadriênio 2025-2028

Para garantir o monitoramento eficaz das ações propostas e permitir a avaliação periódica do desempenho do PPGGAG ao longo dos próximos quatro anos, foram definidos indicadores de sucesso específicos para cada eixo estratégico. Esses indicadores servem como parâmetros concretos para medir o alcance das metas estabelecidas e a efetividade das iniciativas adotadas. São eles:

  1. Qualidade e quantidade das publicações discentes:
    O objetivo é que, até 2028, pelo menos 70% dos discentes tenham artigos publicados ou aceitos em periódicos de alto impacto, classificados nos extratos A1 ou A2 da Capes.
  2. Ampliação da rede internacional de parceiros:
    Ao final do quadriênio, o PPGGAG espera formalizar pelo menos cinco novos acordos de cooperação internacional, seja por meio de convênios institucionais ou parcerias específicas em projetos de pesquisa.
  3. Captação de recursos e financiamento de projetos:
    A meta é atingir, até 2028, o financiamento de pelo menos 15 projetos submetidos por discentes ou docentes do Programa, com recursos provenientes de agências de fomento (como CNPq, CAPES e FAP-DF), ONGs, empresas privadas ou organismos internacionais.
  4. Integração com a graduação:
    Espera-se que, até o final do quadriênio, 100% dos docentes permanentes do PPGGAG tenham vínculo formal de orientação com estudantes de iniciação científica ou orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), fortalecendo o fluxo entre graduação e pós-graduação.
  5. Fortalecimento da divulgação institucional:
    A melhoria da presença digital é uma prioridade contínua. Assim, até 2028, o perfil institucional do PPGGAG no Instagram deverá atingir pelo menos 1.800 seguidores (o dobro da base atual), com uma programação regular de postagens e conteúdos relevantes. Além disso, o site do Programa será atualizado trimestralmente e sua navegação será aprimorada, garantindo transparência e fácil acesso às informações.
  6. Participação em atividades de extensão:
    O Programa pretende consolidar, até 2028, a realização de pelo menos um projeto de extensão por área de concentração, envolvendo diretamente discentes e docentes, e promovendo o diálogo com a sociedade em temas estratégicos para a gestão e regulação de recursos hídricos.
  7. Concluintes dentro do prazo regulamentar:
    Um indicador central para a qualidade da formação será a elevação da taxa de conclusão no prazo. A meta é que, até 2028, pelo menos 90% das dissertações sejam defendidas dentro do prazo regulamentar, refletindo o acompanhamento mais próximo e o suporte acadêmico oferecido aos discentes.
  8. Diversificação do perfil discente:
    Para ampliar a interdisciplinaridade e reduzir a endogenia, o PPGGAG espera que, ao final de 2028, pelo menos 30% dos ingressantes sejam oriundos de áreas externas à Gestão e às Geociências, como Direito, Engenharias, Biologia, Economia e áreas afins.
  9. Ingresso de discentes que atuam como docentes em outras IES:
    Visando ampliar a troca de experiências e estimular a formação continuada de professores de ensino superior, o Programa espera que, até 2028, pelo menos 20% dos ingressantes atuem como docentes em instituições de ensino superior (públicas ou privadas).
  10. Internacionalização da formação discente:

 

Até o final do quadriênio, o PPGGAG almeja que pelo menos 10 discentes realizem mobilidade acadêmica internacional (como estágios sanduíche ou participação em cursos e eventos no exterior) e que pelo menos cinco dissertações contem com coorientação de pesquisadores estrangeiros.

 

 

Dados Utlizados:

O Programa compilou dados das dissertações e teses do PPGGAG (repositório da UnB) desde seu início e da pesquisa aplicada aos docentes:

                Áreas                                         Mestrado                                     Doutorado                                                 Total por Área                                    
                Geofísica Aplicada e Geral                                         85                                       27                                                 112                                     
                Geoprocessamento e Análise Ambiental                                         98                                       41                                                 139                                     
                Recursos Hidricos e Meio Ambiente                                         50                                        20                                                   70                                    
                Total por Tipo                                         233                                       88                                                  321                                    

 

Atualizado em 28/05/2025.